EP de Pacujá

EP de Pacujá

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ATENÇÃO! É HORA DA REVISÃO!

História da Evolução dos Modelos Atômicos

·         Grécia Antiga (Século VI a.C.): Filósofos Gregos Leucipo e Demócrito imaginam a seguinte situação:
“Se você dividir continuamente um pedaço da matéria, chegará um momento que encontrará um pedaço que não poderá ser dividido.”
Àquela porção indivisível, denominaram ÁTOMO. Do grego, A=Não, TOMO= Divisão.
·         1807: John Dalton, retoma o antigo conceito dos gregos, afirmando que toda matéria é formada por partículas indivisíveis denominadas átomos, incrementando também a idéia da existência de massas e propriedades específicas. Seu modelo atômico ficou conhecido como BOLA DE BILHAR.
·         1897: J. J. Thomson, através da sua experiência usando gases à baixíssimas pressões e cargas magnéticas, descobriu a divisibilidade da matéria, com um equipamento que denominou de Tubo de Raios Catódicos. Posteriormente, Stanley denominou esses raios como constituídos de elétrons. O modelo de Thomson ficou conhecido como Pudim de Passas.
·         1911: Ernest Rutherford, através da experiência da lâmina de ouro, que foi bombardeada por partículas alfa (+) advindas do polônio, percebeu que a matéria era mais constituída por espaços vazios e que, ao contrário do que Thomson imaginava, os elétrons não estariam incrustados, mas sim, girando em torno de um núcleo extremamente pequeno, pesado e denso. Seu modelo atômico ficou conhecido como Sistema Solar, ou Modelo Planetário. Infelizmente, para Rutherford, seu modelo tinha uma falha. Ele não conseguia explicar o espectro luminoso, ou por quê os elétrons não se chocavam com o núcleo, destruindo assim o átomo.
·         Bohr: Com sua idéia de que, os elétrons girariam em torno de níveis de energia fixos, complementou o modelo de Rutherford, deixando a estrutura atômica mais detalhada. Para ele, a luz, é resultado de saltos de elétrons em diferentes níveis, que ocorrem ao receberem energia. Ao retornar ao seu nível de origem, o elétron devolve a energia na forma de luz e calor. Este fenômeno ficou conhecido como Hibridação.
·         Chadwick: Descobriu o Nêutron
·         Heinsenberg: (Princípio da Incerteza): “É impossível determinarmos, ao mesmo tempo, a posição e a velocidade do elétron.”
·         De Brouglie: (Princípio da Dualidade): “O elétron, ora se comporta como partícula, ora se comporta como onda.”
·         Summerfeld: “Além de órbitas circulares, os elétrons também giram em torno do núcleo em órbitas elípticas.”
DETALHAMENTO DA ESTRUTURA ATÔMICA:
Núcleo: Prótons (+) e Nêutrons (0)
Eletrosfera: Elétrons (-)
 MASSA:
Próton: 1, Nêutron: 1, Elétron: 1/1836
ESQUEMA DE ORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES ATÔMICOS


ISÓTOPOS
Átomos com mesmo número de prótons. Pertencem ao mesmo elemento químico.
ISÓBAROS
Átomos com mesmo número de massa (A), sendo que A= P + N
ISÓTONOS
Átomos com mesmo número de nêutrons. N= A – P
ISOELETRÔNICOS

Átomos com a mesma quantidade de elétrons em sua eletrosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário