EP de Pacujá

EP de Pacujá

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

3 Projetos da EP Maria de Jesus são Premiados na Feira de Ciências da CREDE 06

 A EP de Pacujá participou da VI Feira de Ciências da CREDE 06 do ano de 2014, realizada em Sobral-Ce, sendo agraciada como 3 premiações, contemplando portanto, todos os projetos enviados!
SEGUE A CLASSIFICAÇÃO POR ÀREA DO CONHECIMENTO:
Ciências Ambientais: 3º Lugar com o projeto: Reutilização do Poliestireno obtido via solvente orgânico como alternativa de reciclagem. AUTORES: Glauber Oliveira, Camila Parente e Raiane Silva.
Ciências da Natureza: 2º Lugar com o projeto: Produção de tinta para pincel de quadro branco a partir da semente do urucum. AUTORES: Francisco Aldirney, Letícia Costa e Joice Aguiar.
Linguagens e Códigos: 1º Lugar com o projeto: Banco de Questões: Avaliação Interativa. AUTORES: Carlos Eduardo, Keyla Nery e Guilherme marinho.
Parabéns à todos os professores, alunos e núcleo gestor!








quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ATENÇÃO! É HORA DA REVISÃO!

A melhor semana do Bimestre está chegando! Provas Globais à vista! Então, vamos recordar o que de melhor foi visto durante o mês na disciplina de Química. Tentei resumir o máximo que foi possível!:)

HISTÓRICO DA TABELA PERIÓDICA
Chancourtoins: Elaborou um modelo organizando os elementos em volta de um cilindro, que ficou conhecido como Parafuso Telúrico.
Newlands: Organizou os elementos em série de 8. Segundo ele, o oitavo elemento repetia as propriedades do primeiro.  Seu modelo ficou conhecido como Teoria das Oitavas.
Dobeirener: Seu modelo consistia em organizar os elementos em Tríades. Por exemplo, numa mesma tríade ele colocou os elementos Ferro, Níquel, Cobalto/ Rutênio, Ródio, Paládio, Ósmio, Irídio e Platina/.
Mendeleiev: Organizou os elementos de acordo com as características semelhantes. Mendeleiev constatou que algumas propriedades variavam periodicamente. Criou-se assim, a tabela periódica moderna, porém, seu modelo levava em conta as massas atômicas dos elementos.
Moseley: Após a descoberta dos prótons e a quantificação de cada elemento, Moseley propôs que os elementos fossem dispostos na tabela em ordem crescente de número atômico.

TABELA PERIÓDICA ATUALMENTE
A Tabela periódica atual consiste na união de 7 períodos (linhas horizontais), que representam o número de camadas eletrônicas dos elementos, e 18 famílias (colunas), onde os elementos pertencentes possuem propriedades muito semelhantes. Apesar de algumas tabelas apresentarem mais de 100 elementos, sabemos que apenas 94 são naturais (encontrados na natureza), sendo portanto, o restante, elementos artificiais (sintetizados pelo homem) ou apenas previsões, como é o caso do 7º gás nobre.

PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
São propriedades que variam periodicamente na tabela. É possível prever as propriedades dos elementos apenas sabendo a sua posição. As principais são:
RAIO ATÔMICO: É a distância entre o núcleo e o elétron mais distante do átomo, popularmente conhecido por (tamanho do átomo). Nas famílias da tabela periódica, o raio atômico cresce à medida que o número atômico aumenta, em consequência do aumento do número de camadas eletrônicas. Nos períodos, o raio diminui à medida em que o número atômico aumenta, em conseqüência do aumento de cargas e atrações de prótons e elétrons. NOTA: Maior elemento: Frâncio
Variação do Raio Atômico na Tabela Periódica

ENERGIA DE IONIZAÇÃO: É a energia necessária para “arrancar” um elétron de sua eletrosfera. Alguns elementos tendem a perder facilmente, outros não. Nas famílias, a energia de ionização diminui à medida que o número atômico aumenta (quanto maior o átomo, mais fácil arrancar seu elétron). Nos períodos, a energia de ionização aumenta á medida em que o número atômico aumenta. NOTA: Maior energia de ionização: Hélio
Variação da Energia de Ionização na Tabela Periódica
ELETRONEGATIVIDADE: É a capacidade, ou facilidade com que o átomo atrai elétrons para sua eletrosfera. Sua variação na tabela obedece os mesmos critérios da Energia de Ionização, porém, devem ser desconsiderados todos os gases nobres, pois não são reativos. NOTA: Elemento mais eletronegativo: Flúor. Em 2º Oxigênio e em 3º Nitrogênio.
Variação da eletronegatividade na Tabela Periódica

ELETROPOSITIVIDADE: É a capacidade que o átomo tem em perder elétrons, tornando-se um íon positivo. Na tabela, esta propriedade varia de maneira inversa à eletronegatividade: Cresce de cima pra baixo nas famílias e da direita pra esquerda nos períodos. NOTA: Elemento mais eletropositivo: Frâncio.
Variaçõ da eletropositividade na Tabela Periódica

CLASSIFICAÇÕES DOS ELEMENTOS NA TABELA
É possível encontrar a posição do elemento na Tabela Periódica através da sua distribuição eletrônica. A referência é o subnível de maior energia e o seu preenchimento, de maneira que a organização se dá da seguinte forma:
Localização dos elementos de acordo com o subnível de maior energia

Há também, uma divisão na Tabela Periódica de acordo com o caráter metálico dos elementos, que podem ser Metais, Semi-Metais ou Não-Metais.

Por fim, na tabela, os elementos são classificados em Representativos (quando terminados em subníveis S ou P) e de Transição, sendo estes Interna (terminados em F) e externa (terminados em D).
NOTA: Onde tem "Elementos de transição", lê-se Elementos de Transição Externa
Para não esticar a postagem, estude também as características dos principais elementos vistas na última aula desta semana.
Espero ter ajudado. Bons estudos, muito foco e concentração! Vamos lá?!?!?!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

QUIMÁTICA: Nova modalidade de Reforço que une Química e Matemática

Alunos de Contabilidade resolvem desafios propostos na aula de reforço que ganhou um tom a mais de contextualização. Tendo sido trabalhados os conteúdos de Frações e Regra de Três, aplicamos estas vertentes usando questões de Química, que vai de análise da matéria à cálculos estequiométricos. Na foto, o aluno Thales Davi, expõe para a turma sua resposta encontrada para um dos problemas, pelo método que o mesmo batizou de "Teorema de Thales". Outros alunos, como Camila e Nayara, também obtiveram êxitos em outros desafios. A ideia é bonificar cada vencedor da questão com 1 ponto para a próxima avaliação de Química, e tem tido bons resultados, além de empolgar bastante todos os alunos, de todas as salas. Continuem assim!

terça-feira, 22 de julho de 2014

DESAFIOS: Números Quânticos

Pra quem estava com saudade de estudar virtualmente em casa, e de quebra, ganhar aquele pontinho salvador para a Prova, aqui vão alguns desafios, valendo cada um, 1 ponto. Por favor, escolha apenas 1 e poste sua resposta. Caso encontre algum respondido, tente outro, ou, caso ache que a resposta do colega não está correta, exponha a sua!
1ª) Um átomo ganha elétrons quando ele consegue retirar elétrons de um outro átomo menos "forte". A regra geral afirma que, primeiramente, são retirados os elétrons da última camada, ou nível, caso não seja o suficiente, são retirados os elétrons remanescentes das camadas mais internas. Sabendo disso, quais o 4 números quânticos do elétron de maior energia do Ferro (Z=26), após ele perder 3 elétrons?

2ª) Considerando a última camada do Estanho (Z=50), qual o número de elétrons emparelhados, desemparelhados e de orbitais vazios?

3ª) Ao se dissolver em água, a ligação que une os átomos de sódio e cloro no sal de cozinha se rompe. Com este rompimento, o Cloro (Z=17) acaba levando consigo 1 elétron que era do sódio. Quais serão os 4 números quânticos para este elétron?

4ª) O elétron mais energético de um certo átomo possui os seguintes números quânticos: n= 5, l= 3, m=0, s= -1/2. Quantos elétrons este átomo precisa ganhar para preencher completamente todos os orbitais do seu sub-nível de maior energia?

5ª) Qual é o elemento químico que a questão 4 se refere?

6ª) Certo metal tem grande importância no sistema imunológico do ser humano. Seu elétron de valência (maior energia) apresenta números quânticos n= 3, l= 2, m= +2 e s= +1/2. Que metal é esse?
BONS ESTUDOS!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Alunos MÉDIA 10 do Segundo Bimestre em Química

Eles não tiraram um 10 no teste, ou um 10 na prova. Os alunos abaixo tiraram 10 em todas as 4 avaliações de Química feitas nos meses de Maio e Junho, obtendo assim, uma média 10. Parabéns a todos, e continuem assim!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ATENÇÃO! É HORA DA REVISÃO!

História da Evolução dos Modelos Atômicos

·         Grécia Antiga (Século VI a.C.): Filósofos Gregos Leucipo e Demócrito imaginam a seguinte situação:
“Se você dividir continuamente um pedaço da matéria, chegará um momento que encontrará um pedaço que não poderá ser dividido.”
Àquela porção indivisível, denominaram ÁTOMO. Do grego, A=Não, TOMO= Divisão.
·         1807: John Dalton, retoma o antigo conceito dos gregos, afirmando que toda matéria é formada por partículas indivisíveis denominadas átomos, incrementando também a idéia da existência de massas e propriedades específicas. Seu modelo atômico ficou conhecido como BOLA DE BILHAR.
·         1897: J. J. Thomson, através da sua experiência usando gases à baixíssimas pressões e cargas magnéticas, descobriu a divisibilidade da matéria, com um equipamento que denominou de Tubo de Raios Catódicos. Posteriormente, Stanley denominou esses raios como constituídos de elétrons. O modelo de Thomson ficou conhecido como Pudim de Passas.
·         1911: Ernest Rutherford, através da experiência da lâmina de ouro, que foi bombardeada por partículas alfa (+) advindas do polônio, percebeu que a matéria era mais constituída por espaços vazios e que, ao contrário do que Thomson imaginava, os elétrons não estariam incrustados, mas sim, girando em torno de um núcleo extremamente pequeno, pesado e denso. Seu modelo atômico ficou conhecido como Sistema Solar, ou Modelo Planetário. Infelizmente, para Rutherford, seu modelo tinha uma falha. Ele não conseguia explicar o espectro luminoso, ou por quê os elétrons não se chocavam com o núcleo, destruindo assim o átomo.
·         Bohr: Com sua idéia de que, os elétrons girariam em torno de níveis de energia fixos, complementou o modelo de Rutherford, deixando a estrutura atômica mais detalhada. Para ele, a luz, é resultado de saltos de elétrons em diferentes níveis, que ocorrem ao receberem energia. Ao retornar ao seu nível de origem, o elétron devolve a energia na forma de luz e calor. Este fenômeno ficou conhecido como Hibridação.
·         Chadwick: Descobriu o Nêutron
·         Heinsenberg: (Princípio da Incerteza): “É impossível determinarmos, ao mesmo tempo, a posição e a velocidade do elétron.”
·         De Brouglie: (Princípio da Dualidade): “O elétron, ora se comporta como partícula, ora se comporta como onda.”
·         Summerfeld: “Além de órbitas circulares, os elétrons também giram em torno do núcleo em órbitas elípticas.”
DETALHAMENTO DA ESTRUTURA ATÔMICA:
Núcleo: Prótons (+) e Nêutrons (0)
Eletrosfera: Elétrons (-)
 MASSA:
Próton: 1, Nêutron: 1, Elétron: 1/1836
ESQUEMA DE ORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES ATÔMICOS


ISÓTOPOS
Átomos com mesmo número de prótons. Pertencem ao mesmo elemento químico.
ISÓBAROS
Átomos com mesmo número de massa (A), sendo que A= P + N
ISÓTONOS
Átomos com mesmo número de nêutrons. N= A – P
ISOELETRÔNICOS

Átomos com a mesma quantidade de elétrons em sua eletrosfera

quinta-feira, 22 de maio de 2014

ALUNOS NOTA 10 NO MÊS DE MAIO (QUÍMICA)

LEMBRANDO QUE TIVEMOS AINDA OS ALUNOS DENÍLSON E DANILO (COMÉRCIO), COM NOTA 10, MAS NÃO ENCONTRAMOS FOTO. PARABÉNS À TODOS!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO DE MAIO!

Semana de Provas! Hora de relembrar os principais tópicos que foram vistos durante o mês, e que, segundo um passarinho, cairão na nossa avaliação de Química de Maio. J Vamos lá:

PRINCIPAIS PENSADORES:
DEMÓCRITO: Denominou de Átomos, as pequenas partículas indivisíveis formadoras de toda a matéria. Do grego, A= não, TOMO= divisão.
ARISTÓTELES: Afirmou que tudo que existia no Universo era formado a partir de quatro elementos fundamentais: terra, fogo, água e ar.
LEIS PONDERAIS:
Autor: LAVOISIER
Como é conhecida: LEI DA CONSERVAÇÃO DAS massas
Como pode ser enunciada:
“Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!”
“A soma das massas antes da reação é igual à soma das massas após a reação.”
“No interior de um recipiente fechado, a massa total não varia, quaisquer que sejam as transformações que venham a ocorrer.”

Autor: Joseph L. PROUST
Como é conhecida: LEI DAS PROPORÇÕES das massas
Como pode ser enunciada:
“Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.”
“Numa reação química, os participantes guardam entre si, uma proporção fixa, constante e definida entre suas massas.”

Autor: John DALTON
Como é conhecida: A Hipótese de Dalton
Como pode ser enunciada:
“ Todo e qualquer tipo de matéria é formado por partículas indivisíveis, chamadas átomos.”
“ Considerando que as partículas iniciais e as finais são as mesmas, concluímos que a massa deve permanecer inalterada.”
“ Numa reação química, se a quantidade de átomos dobrou, a quantidade de massa, também dobrou.”

EVIDÊNCIAS DE UMA REAÇÃO QUÍMICA:
Em geral, percebemos alguma das seguintes manifestações:
Liberação de energia (calor)
Liberação de gases
Mudança de cor
Formação de um precipitado

EXEMPLOS DE REAÇÕES (fenômenos) QUÍMICAS:
O cozimento de um ovo
A queima do carvão
O amadurecimento de uma fruta
A digestão dos alimentos
O azedamento do leite
Formação da ferrugem

EXEMPLOS DE FENÔMENOS FÍSICOS:
A evaporação da água do mar
Fusão do gelo
Sublimação da naftalina
Formação de orvalho
Obtenção de sal a partir da água do mar
Filtração da água

ATENÇÃO: PARA A PARTE DE CÁLCULOS, ESTUDAR TODOS OS EXEMPLOS PASSADOS EM LOUSA!

BOA SORTE A TODOS!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

QUESTÃO DO DIA: NEUTRALIZAÇÃO E LEI DE PROUST!

QUESTÃO VALENDO 2,0 PONTOS!
A Neutralização do ácido muriático (ácido clorídrico impuro) pode ser feita através de uma reação direta com soda cáustica, na seguinte proporção, formando os seguintes produtos:
Para determinar o grau de pureza de uma amostra de ácido muriático desconhecida, um químico resolveu fazer a titulação proposta, acompanhando a quantidade de soda cáustica necessária para neutralizar todo ácido. Ao analisar 200g de alíquota do ácido impuro, percebeu que foram necessários 68g de soda para reagir com todo ácido.
a) Qual a pureza de ácido clorídrico presente na amostra de ácido muriático (porcentagem)?
b) Qual a massa de água que foi produzida na reação?
(Utilize respostas com apenas uma casa decimal depois da vírgula)
BOA SORTE!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Desafio 2: Leis Ponderais

LEIA E ORGANIZE O ESQUEMA DA REAÇÃO para começar a responder:
Ė possivel obtermos sal de cozinha misturando-se ácido clorídrico com soda cáustica. Experimentalmente constatou-se que 4g de soda produzem 5,85g de sal, sendo necessários 3, 65g de ácido para que a reação ocorra.
Quantos gramas de sal um químico consegue produzir dispondo de 7, 3g do acido e 6g de soda cáustica?  Qual reagente está em excesso? Quantos gramas dele irão sobrar ao final da reação?
A PRIMEIRA RESPOSTA COMPLETAMENTE CORRETA RECEBERÁ1, 0 PONTO!

domingo, 13 de abril de 2014

REALIZADO O 1º CICLO DE EXPERIMENTOS EM QUÍMICA DA EEP

Como proposta metodológica de iniciativa da escola, foi realizado entre os dias 7 e 11 de Abril de 2014 o 1º Ciclio de atividades experimentais, que acontece por bimestre e que envolve a realização das aulas pelos próprios alunos. Quero dizer, como professor, que estou satisfeito com os resultados que as apresentações refletiram. Todas as equipes demonstraram muito interesse, traquejo e satisfação na elaboração e apresentação do material. Agradeço a todos os alunos pelo empenho e também ao Professor Aldirney (Coordenador de Laboratório) que não poupou esforços e boa vontade para receber e orientar os alunos nos horários extra-escolar. Já temos planejadas as próximas atividades práticas que serão realizadas no final do mês, obedecendo a rotatividade dos alunos quanto às apresentação! Vamos aos estudos!!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

AGENDADA A DATA PARA AULA DE CAMPO EM SERRA VERDE - MUCAMBO

Pessoal, depois de termos passado por problemas de transporte, com muito prazer informo, que finalmente conseguimos, junto com a Secretaria de Educação de Mucambo, agendar a data para nossa Aula de Campo na Serra Verde. Atenção! A data está prevista para 26 de Abril (Sábado), com saída às 6:30 da manhã, em frente a Escola José Cláudio de Araújo. A outra novidade é que ampliamos o número de vagas para a EEP, fechando um total de 20 alunos. O critério utilizado para a seleção foram as notas obtidas nas duas provas de Química. Foram escalados primeiramente, todos os alunos que obtiveram pelo menos uma nota 10. Em seguida, os alunos que tiveram melhor pontuação somando as duas avaliações. 
Próximo à Vila Recreio, Sobral-CE. A Serra Verde é um afloramento rochoso de aproximadamente 700m que abriga algumas famílias que vivem da agricultura de subsistência. Visitada por pesquisadores estrangeiros há alguns anos por apresentar suposta riqueza em minerais, mas até então sem nenhuma confirmação.


AQUI VAI A LISTA DOS 20 ALUNOS SELECIONADOS:
TURMA DE COMÉRCIO:
Danilo Parente (Mucambo)
Francisco Thiago Araujo (Graça)
Jorge Nascimento (Pacujá)
Tiago Lima (Mucambo)
Samara Parente (Mucambo)

TURMA DE CONTABILIDADE
Thalya Aguiar (Mucambo)
Camila Aguiar (Mucambo)
Samuel Alencar (Mucambo)
Micaele De Jesus (Mucambo)
Joice Aguiar (Mucambo)
Airton (Graça)
Antª Leticia Costa (Mucambo)
Geremy (Mucambo)
Antonio Wellington de Castro (Graça)

TURMA DE REDE DE COMPUTADORES
Jael Carlos (Graça)
José Hernandes (Pacujá)

TURMA DE SECRETARIA
Maria Raiane Silva (Mucambo)

Avisamos ainda que, infelizmente, o deslocamento de quem mora em Pacujá e Graça ficará por conta própria, já que a saída será em Mucambo. Caso algum dos alunos acima não queira ou possa ir para o Evento, temos aqui uma lista de alunos que terão prioridade de substitui-los. Procurem conversar logo com os colegas para fazermos as eventuais modificações.
LISTA DE PRIORIDADE DE SUBSTITUIÇÃO:
2º Andreza Ximenes
3º Guilherme
Segunda feira passarei nas salas dando maiores informações! 
Bom final de semana a todos!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DESAFIO 1: 2º BIMESTRE (Reações Químicas)

Vamos iniciar a busca pelos mágicos pontos que dão aquela forcinha na hora da nota???
O desafio de hoje consiste em você pesquisar 5 reações químicas que obtém um gás como produto.
O aluno deverá citar o nome de todos os participantes (Reagentes e Produtos) e claro, o gás obtido.
Por Exemplo: A Queima da gasolina com o gás oxigênio produz GÁS CARBÔNICO e Vapor D'água!
A primeira resposta que conter as 5 reações corretamente, será premiada com 2,0 PONTOS!
Vamos aos Estudos! Boa Sorte!

Alunos Nota 10 em Química: Mês de Abril

Terminadas as Avaliações Bimestrais! Aqui vai mais uma seleta lista de alunos que obtiveram a nota máxima na Avaliação de Química. PARABÉNS A TODOS!
Linha 1: AIRTON - CAMILA - THALES DAVI - JOICELENE
Linha 2: JORGE - MARIA RAIANE - MICAELE - THIAGO RODRIGUES
Linha 3: TIAGO LIMA - ANT WELLINGTON - WELLINGTON - DANILO (foto não encontrada)

quinta-feira, 27 de março de 2014

REVISÃO: Prova Bimestral de Abril

O assunto para nossa Avaliação Bimestral pode ser resumido nas duas tabelas a seguir. Bons estudos!
Esquema de Mudanças de Fase

Esquema de Separação de Mistura

quarta-feira, 26 de março de 2014

Desafio do dia (2,0 pontos)

O Desafio do dia é para quem estava com saudade dos cálculos químicos. Na Química, a matemática pode ser usada para medir padrões e discorrer a qualidade dos produtos consumidos. Um exemplo é a determinação do teor de álcool na gasolina. Conforme mostra a gravura:

A situação é a seguinte: Determinada amostra de gasolina foi obtida de um Posto da cidade, a fim de se verificar o teor de álcool presente. A Petrobrás determina e orienta que o limite máximo de Álcool na Gasolina seja de 25%, ou seja, 25ml de álcool para cada 100 ml da gasolina preparada. Para realizar o teste, um aluno da EEP adicionou em uma proveta, 50 ml da gasolina. Em seguida, completou até a marca de 100 ml da proveta com água destilada. Após um certo tempo em repouso, o aluno observou que, a fração aquosa incolor, que fica na parte inferior da proveta, marcava 63ml, e a fração de gasolina, que estar entre as marcas de 50ml e 100ml, estava apenas entre 63ml e 100 ml. 
RESPONDA CORRETAMENTE AS 3 PERGUNTAS A SEGUIR, CONCORRENDO A 2,0 PONTOS PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ABRIL:
1) Qual o teor (porcentagem) de álcool presente na gasolina analisada?
2) Qual o volume de álcool presente em 5 litros daquela gasolina?
3) Que nome podemos dar a esta técnica de separação de mistura realizada?

BOA SORTE, E BONS ESTUDOS!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dowload de Arquivo: Aula de Separação de Misturas

Galerinha, a pedidos, estou disponibilizando o link para os que desejarem fazer o download do arquivo em Power Point visto na aula dessa semana. Ele os ajudará nas pesquisas para as aulas práticas que foram sorteadas. Siga as Instruções de download, e Bons Estudos!

1- Copie o Link abaixo e cole na Janela do seu navegador:

https://Vilalobospac.opendrive.com/files?MF8zODEwODkxNl9CWjh6VA

2- Aparecerá a imagem abaixo. Clique em Download, conforme está destacado e aguarde o carregamento do arquivo.
Clique em Download e Aguarde

domingo, 23 de março de 2014

VOCÊ DECIDE!

Galerinha, devido a Semana de Avaliações Bimestrais ocorrer muito próxima ao período em que aconteceram os testes mensais, é necessário repetirmos um dos 4 assuntos vistos em Fevereiro, para fecharmos o material para Abril. Já teremos o assunto de SEPARAÇÃO DE MISTURAS. Agora, você decide qual assunto se juntará a este para compôr nossa prova de Abril. 
No lado esquerdo do seu monitor, há uma enquete com os 4 conteúdos, onde você deverá votar em 1. O mais votado, será cobrado na nossa avaliação de Abril. Qual você gostou mais? Qual achou mais fácil? Você Decide! Vamos lá? :) Não deixe de votar! Sua participação é muito importante! O prazo para votações é até QUARTA-FEIRA às 20:00hs!
VOTE NA ENQUETE QUE SE ENCONTRA AO LADO

segunda-feira, 17 de março de 2014

2000 VISUALIZAÇÕES!

Ultrapassamos a marca de 2000 visualizações em menos de 1 mês. Considerando que esta é uma página direcionada a pouco mais de 180 pessoas (alunos que integram a EEP), podemos afirmar que este número é mais um dentre os vários que representam o nível de interesse  que vocês, alunos,  demonstram perante as aulas e conteúdos ministrados. Parabéns a todos! A intenção deste blog é primeiramente reforçar o estudo à distância (no aconchego do lar), com auxílio do professor "faço com muito prazer :)" garantindo uma melhor qualidade no aprendizado e, por que não, para fins de divertimento! A todos que sempre visitam esta página, obrigado por mostrar que nosso esforço não é em vão, e que bons frutos estão sendo colhidos! Então, que possamos continuar juntos rumo ao conhecimento!  Continuem assim!

"Para se alcançar o sucesso, 1% é inteligência, 99% é força de vontade!"
Força Sempre!

Desafio 2: Técnicas de Desdobramento

Identifique todas as técnicas de separação necessárias para desdobrar cada substâncias dos sistemas acima. Lembre-se, é possível que um único sistema necessite de duas ou mais técnicas de separação para serem obtidos isoladamente! VAMOS LÁ?!?! A questão vale 1,0 ponto para a Avaliação Bimestral!

Desafio 1: Separação de Misturas

Chegamos à segunda etapa do nosso Primeiro Bimestre. Inauguramos o nosso quadro de questões bônus com a nova matéria que estamos estudando.
Separação de Misturas são técnicas específicas para o desdobramento da matéria, afim de se obter o isolamento das substâncias envolvidas no sistema. Várias são estas técnicas de desdobramento, como: Separação Magnética, Evaporação, Decantação, Flotação, Catação, Peneiração, Destilação, Sublimação, Levigação, Centrifugação, etc. É possível ainda, identificar a técnica que deverá ser utilizada, conhecendo os componentes da mistura, ou os equipamentos que estão sendo utilizados.
NAS GRAVURAS ABAIXO, TEMOS EXEMPLOS DE VÁRIAS SEPARAÇÕES DE MISTURAS, QUE OCORREM TANTO EM LABORATÓRIOS, INDÚSTRIAS, QUANTO NA NATUREZA. O DESAFIO CONSISTE EM DEFINIR AS 5 TÉCNICAS QUE ESTÃO SENDO EMPREGADAS EM CADA GRAVURA (A) (B) (C) (D) (E). PESQUISE NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU OUTRO MEIO. A PRIMEIRA RESPOSTA CORRETA SERÁ BONIFICADA COM 1,0 PONTO! VAMOS LÁ! ESTE É SÓ O PRIMEIRO DE MUITOS!!!
(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

quinta-feira, 13 de março de 2014

ALUNOS NOTA 10 DO MÊS DE MARÇO

Parabéns aos alunos listados abaixo, que receberam nota máxima na primeira avaliação do ano em Química! Todo mês estaremos parabenizando os alunos que alcançarem este escore. Esperamos cada vez mais aumentar essa lista. Bons Estudos a Todos!


terça-feira, 4 de março de 2014

Revisão para a Prova de Química

Carnaval terminando, estamos a poucos dias da Semana de Avaliação em nossa Escola. Pensando nisso, estaremos dispondo aqui neste tópico os principais conceitos e assuntos que serão cobrados na nossa Prova de Química. Qualquer dúvida, peço que postem neste tópico, para tornar os trabalhos mais orientados.
1- Química:
          Ciência que estuda a matéria, suas transformações e a energia envolvida.
2- Matéria:
         É tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço.
3- Átomos:
         Partículas formadoras de toda a matéria.
4- Molécula:
         União específica de átomos.
5- Elementos Químicos:
         Um conjunto de átomos semelhantes, ou seja, mesmo número de prótons.
6- Substância:
         Porção de matéria com propriedades físicas definidas.
7- Substâncias Simples:
        Formadas por apenas um tipo de elemento químico. Ex: Gás Hidrogênio (H2)
8- Substãncias Compostas: 
       Formadas por dois ou mais elementos químicos. Ex: Água (H2O)
9- Densidade:
       É o quociente entre a massa e o volume da matéria. (d = m/V)

PRATICANDO:
Na molécula da Água; H2O, temos 3 átomos e 2 elementos químicos.
Na molécula do Sal de cozinha: NaCl, temos: 2 átomos e 2 elementos químicos.
Na molécula do açucar; C12H22O11, temos 45 átomos e 3 elementos químicos.

MUDANÇAS DE FASE
FUSÃO: Passagem do estado sólido para o estado líquido.
VAPORIZAÇÃO: Passagem do estado líquido para o gasoso.
A Vaporização pode acontecer de três formas:
a) EVAPORAÇÃO: Vaporização lenta e natural.
b) EBULIÇÃO: Mediante aquecimento, com formação de bolhas.
c) CALEFAÇÃO: Vaporização rápida e turbulenta.
SUBLIMAÇÃO: Passagem do estado sólido para o gasoso.
LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO: Passagem do estado gasoso para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: Passagem do estado líquido para o sólido.
RESSUBLIMAÇÃO: Passagem do estado gasoso para o sólido.

CONSIDERAÇÕES DIVERSAS
1- O ponto de ebulição dos líquidos é a temperatura na qual os mesmos entram em ebulição ao nível do mar. Consideramos que, a temperatura de ebulição de um líquido diminui à medida que a pressão atmosférica diminui, ou seja, a altura em relação ao nível do mar aumenta.
2- Uma substância Pura pode ser identificada por suas propriedades. Uma delas, muito interessante é que, estas substâncias puras mudam de fase à uma temperatura constante. Em resumo, um bloco de gelo estará derretendo a 0ºC até que todo o gelo tenha derretido. Só então, a temperatura poderá subir novamente. O mesmo acontece no ponto de ebulição.
3- Quando estas mudanças de fase ocorrem com um leve aumento de temperatura, dizemos que não se trata de uma substância pura, mas sim, de uma mistura.

UNIDADES DE MEDIDA
MASSA

 VOLUME

A dúvida é um sinal de que está havendo conhecimento. Deixe aqui a sua pergunta!
Bons Estudos!


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Desafio do Dia: Mudanças de Fase

As figuras abaixo representam "simbolicamente" específicas transformações físicas da água. Analise cada gravura, classificadas por (A), (B), (C), (D), e diga o tipo de transformação. Exemplo: Solidificação, Sublimação, etc... Mas lembre-se: A vaporização se divide em 3 tipos! Especifique-os quando necessário. Boa Sorte! A primeira resposta correta leva 1,0 pontinho pra casa!
(A)
Gotículas de água ao redor da lata de refrigerante
(B)
Uma porção de água sobre a boca de um fogão
(C)
Um cubo de gelo em um ambiente quente


(D)
Roupas molhadas estendidas num varal


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aula Prática - Rede de Computadores


 Turma de Rede de Computadores, realizando uma prática de Laboratório de Química, em complemento do assunto teórico de Densidade visto em sala de aula.